quinta-feira, 8 de março de 2012

O PROCESSO DE INICIAÇÃO NA RCC

O que é processo de iniciação?
O processo de Iniciação é o processo de livre adesão e inserção na fé; um processo de encantamento com o Senhor ("Seduzistes-me Senhor; e eu me deixei seduzir" -Jr 20,7); etapa de fortes descobertas e redescobertas; um divisor de águas, uma vez que exige de nós uma decisão firme e radical no seguimento de Cristo, que requer renúncias e transformações; um processo gradual e constante de plena inclusão na comunidade eclesial e em determinada espiritualidade. Nesse sentido, não deve ser reduzido, suprimido ou desvalorizado, sob pena de grande prejuizo para a vida na fé da ovelha, bem como para toda a Igreja e, especificamente, para a RCC.
Portanto, é fundamental que todas as ovelhas que nos são confiadas pelo Senhor através de nossos Grupos de Oração recebam um anúncio fundamental( 1º anúncio -Kerigma) bem definido e sistemático, que alicerce toda a sua caminhada e proceso formativo de ascese. Uma questão deve ficar clara: antes de a ovlha se envolver com o serviço do Senhor ou mesmo com as especificidades do Movimento (Escola de Formação, Encontros de Ministérios, etc), precisa ser conquistada por Jesus e para Ele, a fim de que O reconheça como o Deus de Amor, o único e verdadeiro Salvador, o doador do Espírito Santo, um dispensador da Vida Nova.
Como se vê, não podemos prescindir desta experiência primeira para que possamos, inclusive, voltar sempre a ela como uma fonte que jorra sem cessar em nossa vidas. Veja abaixo o desdobramentos deste processo de iniciação no âmbito da Renovação Carismática Católica, pontuando-se os temas abordados em cada dinâmica. Ressaltamos que este modelo foi devidamente aprovado pela RCC-Brasil, como oficial para todo o Movimento Eclesial.

Desdobramento deste processo na RCC:

  • SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO: Semeador, Amor de Deus,Pecado, Jesus Salvador, Fé e conversão, Senhorio de Jesus, Cura Interior, Batismo no Espírito Santo, Amor aos irmãos e Vida em Comunidade. (Dinâmica a ser realizada em 9 semanas, privilegiando-se os cenáculos de partilha e as palavras de vivência semanais, além das pregações querigmáticas seguidas de oração)

  • EXPERIÊNCIA DE ORAÇÃO: Painel "Quem é o Espírito Santo?", Santissima Trindade,Amor de Deus e Salvação, Pentecostes, Batismo no Espírito Santo, Passos para o Batismo no Espírito Santo, Dons Infusos e Carismáticos, Frutos do Espírito Santo e Vida Nova. (Retiro de final de semana, preferencialmente fechado, privilegiando-se o clima de oração e encontro pessoal com Deus)

  • APROFUNDAMENTO DE DONS COM OFICINAS OU SEMINARIOS DE DONS: Conceitos de dons, Dons da Palavra:Língua, Interpretação, Profecia. Dons de Revelação: Sabedoria, Ciência, Discernimento. Dons de Poder: Cura, Milagre, Fé. (Pode ser realizado em forma de reitro ou seminário semanal, privilegiando-se o exercício dos dons na assembléia e a oração carismática)

  • SEMINÁRIO DE  BATISMO NO ESPÍRITO SANTO:  O que é o Seminário sobre o Batismo no Espírito Santo, A pessoa e missão do Espírito Santo, A promessa do Pai, Batismo no Espirito Santo, É Jesus quem batiza no Espírito Santo, A Vida no Espírito Santo, Os Carismas, Os frutos do Espírito Santo, A Comunidade Cristã. (Seguindo a mesma infraestrutura do Seminário de vida , privilegiando-se dos cenáculos de partilha e as palavras de vivência semanais).
METAS DE CURTO PRAZO:
Sistematização e solidificação da observância a este Processo de Iniciação em todas as dioceses do Brasil, em todas as suas especificidades, de modo a proporcionar maior sucesso evangelizador em nosso Movimento, que culminará com significativo aumento de participantes efetivos e comprometidos em nossos Grupos de Oração, bem como fará brotar uma liderança mais amadurecida e consistente.

FONTE:  Apostila Orientações para Ministério de Formação. Editora RCC Brasil- 2011 ISBN: 978-85-62740-30-5